terça-feira, dezembro 04, 2007

TODO MOMENTO É ESPECIAL

A Prova...
Ontem fiz uma prova importante. Na realidade essa foi parte do meu compromisso de prioridade número um nesse semestre. Fazendo uma avaliação a posteriori, mesmo tentando desesperadamente me organizar, faltaram muitas coisas. Por exemplo: assertividade, foco, seguir o plano a risca, dar a devida importância aos bips-lembrança, fazer simplesmente o que tem que ser feito...
E resolvi postar aqui uma perspectiva interessante citada no livro Simplifique sua vida (apenas um resumo com minhas palavras):
Observe a metáfora...
Imagine uma trave de vinte centímetros de largura por dez metros de comprimento, apoiada no chão. A tarefa é caminhar sobre ela. Fácil! Você está apto a realizar e começaria sem grande esforço.
  1. A catástrofe: Imagine que a trave está apoiada em dois prédios, atravessando uma rua a altura de trinta metros. Agora, qualquer erro seria fatal. Você se paralisa perante essa tarefa.
    • Observe que quem elevou essa trave foi você mesmo - agigantando a importância de uma tarefa qualquer a ponto disso se tornar uma obrigação extraordinária, na qual qualquer deslize é considerado uma catastrófe.

  2. Loucura = heroísmo: A trave continua alta, mas agora, o prédio em que você se encontra está em chamas. Desta tarefa depende a sua vida.
    • Novamente quem ateou o fogo foi você: adiando uma tarefa, você pressionou a si mesmo.
    • Note que isso gera uma certa satisfação pois, em sua opinião você acabou de realizar algo heróico. (Que graça teria se a barra estivesse no chão?)
    • Existe uma incrível tendência disso se repetir pois gera um círculo vicioso de adiamentos: supervalorizando a tarefa (artificialmente) e pressionando-se conscientemente. (Embora esse mecanismo todo ocorra inconscientemente)

  3. A saída: mais uma vez a trave liga os prédios, mas desta vez não há incendio, apesar da altura. E também foi instalado uma rede de segurança que o protegeria em caso de acidentes.
    • Essa rede de segurança é a sua auto-estima. Segundo os autores, é a melhor proteção contra a tática dispendiosa de incendiar o prédio...

Adoro metáforas! Magicamente elas nos mostram outras maneiras de encarar os fatos...
Essa foi uma daquelas que traz um pouquinho de consciência, todavia ainda se faz necessária uma tomada de atitude, i.e., encontrar um método (se existir) para solucionar a questão dos adiamentos (mas isso vai ficar para outro momento... hahaha...). Ou melhor, deixo a cargo do leitor.